segunda-feira, 7 de agosto de 2006

[ fabulando...]

um grupo de formigas havia estabelecido uma meta para todo formigueiro: construir um empreendimento jamais visto no mundo dos insetos. como trabalhadoras empenhadas que são, voltaram-se inteiramente para alcançar o objetivo a que haviam se proposto.
contudo, como em todo grupo, haviam algumas integrantes que não se empenharam tanto quanto outras para fazer o projeto progredir.
certo dia, o líder das formigas chamou essas intergrantes:
- minhas amigas, não querem tanto quanto todas nós edificar o que planejamos?
- sim, queremos - disse uma delas.
- por que, então, negam-se a se empenhar tanto quanto as demais?
- porque somos mais fracas, senhor. nós tentamos, mas não conseguimos fazer o mesmo que elas.
- ora, queremos tanto quanto elas alcançar o progresso do formigueiro, mas não precisamos fazer as mesmas coisas. basta que façamos nossa parte e não nos acomodemos diante dos obstáculos.
daquele dia em diante, as formigas que haviam se acomodado passaram a contribuir com o que podiam, crendo que o sucesso do empreendimento do formigueiro depende do esforço comum de todos.
a contribuição é sempre válida quando se quer algo. o tamanho é irrelevante diante do significado amplo dos atos. é preciso não se prostrar na ineficiência quando o que podemos fazer é que faz a diferença.
V.L.
P.S.: usando fábulas no trabalho acabei ousando a fazer uma modesta. Palavra de ordem: OUSE. faça as coisas sem o medo do que é distante. a distância é um estímulo para locomoção e frustrante para quem acredita estar enraizado no concreto da inutilidade.
IMAGEM: formia - em busca de um lugar ao sol. de algum lugar na web.

3 comentários:

Anônimo disse...

Sim, conseguimos enxergar o longe e podemos fazer isso. Se restringir apenas a observar é a maneira com que alguns agem e ficam, desta forma, restritos a um pequeno mundo.
Ousar é essencial na vida de todos, mas as vezes dá medo e desgasta ficar enfrentando os obstáculos. Superar esse medos e esses desgates é o grande desafio de cada um, pois o longe esta logo ali.

p.s.: por coincidencia o título de meu post hoje no meu flog é "proximidade do longe"

joão alguém disse...

Ousar... Rapaz, isso tem um preço alto! Tem horas que sinto uma grande inveja da mediocridade.

Douglas disse...

Ousar. Isso me lembra determinação e coragem.
Será que são fatores necessários?
Enfim...
Isso é algo mais que estabelecido pra mim.

-Douglas, pode fazer isso?
-Dá, mas vou fazer o que eu puder fazer.
-Ok.

Algo mais ou menos assim...

Abração!!!