quarta-feira, 27 de setembro de 2006

[ expectativas ]

Photobucket - Video and Image Hosting



assim que anoitecer uma noite de sono tranquilo, sem sonhos, há de me fazer desligar e passear por lugares desconhecidos, encontrando pessoas igualmente desconhecidas numa existência maior que a que viverei ao acordar.

quando acordar que anoiteça para outra noite de sono tranquilo, sem sonhos.

sonhando que voo mais alto que as massas formadas sob o azul celeste que cobre nossas cabeças. que a queda seja numa bolha de algodão e que da boca não saiam lamentações, mas agradecimentos.

saindo da maicez do algodão que a caminhada traga uma brisa a face. que o sol não queime a pele, apenas lhe dê cor sobre a palidez.

que não canse, transpire em excesso e acabe o líquido. que o ar seja puro e a respiração tranquila.

o som de um rouxinol guia a qualidade dos passos e embala o andamento do ciclo.

um som estridente leva ao tropeço. o despertador do celular lembra que são 5:30 e que mais um dia de trabalho começa. com sonhos quase platônicos, dias longos até o anoitecer, sem vôos altos, sem quedas macias, com sol escaldante e tendo os passos marcados pelo sons que saem dos motores urbanos.

palavra de ordem: TATO. acredite no que é concreto de algum modo. tudo que está no plano do "imaterial" e oferece dúvida deve sempre ser tomado como possibilidade, nunca como certeza.

vinícius

FOTO: Vinícius Lírio. Raios de um Sol através do aço. Aeroporto de Recife, Agosto 2006.

domingo, 24 de setembro de 2006

[ # 1 ]

Photobucket - Video and Image Hosting



um ano. 365 dias. 44 posts.
http://personaletter.blogspot.com... há um ano esse caminho foi criado dentro de um mundo cheio de possibilidades, conhecimento, saberes... futilidades, inutilidades, conhecimento, saberes...
sem muita pretenção. sem saber ao certo a que se destinaria. apenas atendendo à vontade de inserção no desconhecido.
posts esporádicos. desistência. retomada. entendimento. sentido. um ciclo.
possibilidade de expressão do que se sente, do que se pensa, do que se conversa, das conclusões tiradas, dos erros cometidos, das vontades estabelecidas, das expectativas frustradas, das alegrias conquistadas... de mim sobre e para os outros.
amigos, amores e desamores, abstrações, reflexões, incertezas, frustrações e alcances, eu, você. o PersonaLetter trouxe e traz linhas sobre mim com coisas dos outros, que na verdade também somos nós, depende do ângulo.
frequência adquirida sempre que a inspiração ou a necessidade bate. amigos de blogs fiéis. amigos inspiradores sempre presentes. obrigado a todos que passaram por aqui durante as minhas 44 cartas pessoais. que uma nova jornada delas se forme.
em especial devo agradecer a Roger e Eduardo pelo simples fato deles conhecerem as razões da gratidão.
palavra de ordem: PARABÉNS! para a primeira primavera do Personal. novas estações virão.
vinícius
FOTO: Vinícius Lírio. Fogos de artifício no Farol da Barra.

quarta-feira, 20 de setembro de 2006

[ tempo de narcisos ]

Photobucket - Video and Image Hosting



é engraçado como tempo age sobre nossas cabeças e determina o que somos, como agiremos e como nos encaramos. é quase irônico.


que tudo passa não é novidade. que o tempo cura qualquer coisa, também não. que a dor e a plenitude são efêmeras, é conhecimento antigo. mas o fato de nos darmos conta disso é um processo de reconhecimento de si. o que não é como comprar pão na esquina.

reconhecer quanto se vale, o que merece, o que pode e o que não pode, quando e onde pode chegar... dimensão, espacialidade ou uma viagem interior.

você com você mesmo.

pensar sobre si nem sempre revela coisas boas. somos narcisos por natureza. contudo, nos conhecemos pouco. o espelho nos revela a superfície do rio, escondendo a profundidade das águas.

sugiro uma tentativa de auto-reconhecimento ao fim de cada dia. perguntas simples podem ajudar: o que fiz hoje de bom? o que fiz hoje de ruim? o que fiz hoje?... eis a palavra de ordem: reconheça-se. retome-se. perceba-se. saber o que há por debaixo das correntezas de nossos "Eu's" se faz urgente para correr com maior segurança até onde nosso rio vai desembocar.

vinícius

FOTO: Eduardo Trindade. Passando.

P.S.: Acado o ciclo de frases dos pensadores, quero agradecer a quem colaborou de algum modo para as reflexões acerca dos mesmos. valeu!

quarta-feira, 13 de setembro de 2006

[ forjando cadeias ]

Photobucket - Video and Image Hosting



estar no alto, elevado por uma escada própria, olhando quem ficou pra baixo, humilhando quem não fez suas escadas, tatuou no braço esquerdo uma imagem forjada: etnocentrismo na veia.
a imagem de que uma escada maior tem mais potencial, mais nobreza, mais, mais, mais... que as com poucos degraus, fez o homem cair várias vezes de alturas que se achou capaz alcançar. era capaz, não teria caído se tivese percebido que outros seres também podiam.
cada cabeça é um mundo. quem tem boca fala o que quer. as palavras voam. quem vê cara não vê coração. etc etc etc... frases criadas pelo ser humano para mascarar as verdades de si. de tanto se disseminar essas idéias, compramo-nas como legítimas e ai de quem discordar. é a era da distorção dos valores pela convenção do que "é isso mesmo e não muda nada".
o ser humano tem subjugado a si mesmo impondo-se uma luta permanente com o meio ambiente. ignorante, coitado. parece não perceber que faz parte dele. que precisa daquilo que o cerca, tanto quanto o meio precisa dele.
palavra de ordem: humildade. a percepção do outro e das coisas implica apenas um simples olhar sobre o meio.
vinícius

domingo, 10 de setembro de 2006

[ nada sei ]

Photobucket - Video and Image Hosting



desde que o mundo é mundo e o ser humano existe impera a necessidade da existência de Verdades.
porque somos egoístas, egocêntricos ou porque necessitamos de algo em que possamos apoiar nossas crenças e valores, a imposição de UMA VERDADE tornou-se quase que imprescindível para formação civilizatória do Homem.
hora após hora. dia após dia. meses... anos... séculos... vidas e mais vidas de conflitos de diversas proporções. razão: a supremacia de uma verdade. religião. política. economia. sociedade. cultura. homem.
a relatividade sempre existiu. embora só tenha ganhado evidência quando um senhor, por volta da década de 1920, colocou em questão idéias segundo as quais o universo, o espaço e o tempo eram vistos como dimensões absolutas e imutáveis da realidade. quando na verdade essas variáveis atuam de forma independente e qualidade diversas.
clichê ou não, ainda é necessário se reconhecer que o que sabemos e acreditamos é uma gota de água na imensidão do oceano. é preciso conjugar o pouco que acreditamos com outras porções de conhecimento para fecundar um universo de saber.
palavra de ordem: SOME. idéias. vontades. humildade. valores. gestos. palavras. porque agregar é sempre é melhor que subtrair.
"Ponha sua mão num forno quente por um minuto e isto lhe parecerá uma hora. Sente-se ao lado de uma bela moça por uma hora e lhe parecerá um minuto. Isto é relatividade". [Albert Einstein]
vinícius

quinta-feira, 7 de setembro de 2006

[ se não quiséssemos ser tão bons ]

Photobucket - Video and Image Hosting



ser bom hoje se tornou qualidade, tanto quanto ser honesto, ter caráter, entre outros aspectos que, por obrigação, deveriam fazer parte da índole de todo ser humano.
reconhecendo a bondade como um elemento que eleva o caráter humano, as pessoas começaram uma busca permanente por representar, levar ao olhar do outro ações que sinalizassem sua elevação moral.
a verdade é que, os que realmente conseguem ser bons não precisam de evidência, tampouco de reconhecimento. apenas de reciprocidade.
o ser recíproco é o grande problema da humanidade. vê-se muito na relação de troca apenas algo mercantil. mas todo de tipo de relação implica troca. amizade é troca. amor é troca. trabalho é troca. a reciprocidade nada mais é que troca... devolver o que se recebeu.
em resumo, sejamos recíprocos. nem mais, nem menos. nunca somos bons quando queremos ser. sempre seremos melhores quando a intenção for apenas ser.
palavra de ordem: RECIPROCIDADE. um "olho por olho, dente por dente" na mesma medida, seja para o bem ou para o mal. procuremos, contudo, manter relações que sempre exijam ações recíprocas para o bem.
vinícius

terça-feira, 5 de setembro de 2006

[ a medida do amor ]

Photobucket - Video and Image Hosting



a definição do amor sempre foi e continuará a ser uma incógnita. incógnita porque estamos sempre buscando delinear seus traços e, no mesmo passo, enrolando-se na subjetividade de um desenho que sempre dá margens para o indefinível.
somos sós. somos dois. somos coletivos. respectivamente, egoístas, mercantis, seres humanos.
a relatividade impera sobre as cabeças e os corações. uns vêm o quão amplo é o amar. outros vêm o quão limitado pode ser: individualidade. há ainda quem não o veja: nariz no centro do mundo.
a verdade é que o amor está aí. para ser reconhecido, sentido, verbalizado... sem limites. quando se ama a melhor forma de conduzir as coisas é se despreendendo do que pode minimizar e obscurecer esse sentimento.
palavra de ordem: RECONHEÇA. observe a si. observe o outro. observe o grupo. perceba suas ações. reafirme ou reformule as convicções. viva e ame.
vinícius

P.S.: esse é o primeiro post de um ciclo, baseado em frases de grandes pensadores.

domingo, 3 de setembro de 2006

[ retrô agosto.6 ]

Photobucket - Video and Image Hosting

AGOSTO, de Deus ou de alguém mais próximo, está acabando. particularmente, um mês que não traz muitas coisas legais e, como não poderia deixar de ser, ele terminou deixando para setembro eventos não muito legais. mas acabou. passou, deixando palavras de ordem que permearam os pensamentos no mês.

palavra de ordem: SACIE. porque o sentido por si só não diz nada ao nosso ser. a amalgamação do que nos furta o desejo com nossas funções orgânicas é que nos faz alcançar o sublime gosto do prazer saciado. [02/08 - o paradoxo do tamarindo ]
Palavra de ordem: OUSE. faça as coisas sem o medo do que é distante. a distância é um estímulo para locomoção e frustrante para quem acredita estar enraizado no concreto da inutilidade. [ 07/08 - fabulando... ]
palavra de ordem: TRACE... as retas que ligam os pontos, também as que separam. observe tudo por diversos ângulos antes de riscar os traços definitivos de seus desenhos. [ 10/08 - do alfa ao ômega ]
palavra de ordem: RENASÇA... a cada dia. a cada fim de cochilo. a cada acordar. durma quando necessário, mas não deixemos que o sono seja o norte dos nossos dias. [ 14/08 - sono ]
palavra de ordem: IMPONHA-SE. sempre que for necessário faça-se valer pelo que é. acabe com as brechas. não deixe-se dominar pelas 'paixões', afinal um carro só é perigoso quando o motorista se deixa dirigir por ele e não o contrário. [ 18/08 - da alegria à tristeza - parte II ]
palvra - ordem - LEIA. leia - vida - ciclo - pessoas. pessoas - atos - respostas - atos. atos - novo - novamente - palavras - ciclo. [ 19/08 - palavras de um ciclo ]
palavra de ordem: NAVEGUE... até onde não se sabe. nas coisas simples. nos fins de tarde despretensiosos. na brisa das noites estreladas. na companhia desejada. na liberdade retomada. no horizonte que vos espera. [ 23/06 - à uma foto ]
a palavra de ordem hoje é RECUPERAR. façamos renascer em nós a importância do que, pelo costume, pela presença de sempre, tornou-se secundário. tornamo-nos indiferentes a coisas que poderiam dar um novo sentido ao '... nosso de cada dia'. [ 26/08 - fim de dia ]
palavra de ordem: SONORIZE. para se fazer perceber. para perceber. porque tudo é perceptível desde que ressoe e faça-se ouvir. [ 28/08 - percebendo sons ]
a palavra da vez é MUDE. revendo, repensando, transformando.
vinícius
P.S.: Quem for comentar, gostaria que elegesse uma das palavras de ordem e justificasse a escolha. grato.