terça-feira, 18 de julho de 2006

[ segurando-se no EU ]



EU, pronome pessoal do caso reto; primeira pessoa do singular.
TU, ELE/ELA, NÓS, VÓS, ELES/ELAS... demais pronomes pessoais. todos envolvem o outro.
não, esse post não é uma revisão de Língua Portuguesa. é apenas mais uma forma de representar as relações humanas.
estamos acostumados a afirmar que o "EU" não vive sem os demais pronomes. contudo, os pronomes que envolvem o outro quase nunca nos asseguram que se farão presentes. por exemplo:
eu vou
tu vai [quem me garante?]
o melhor que temos a fazer sempre é nos assegurar no que podemos garantir. como os pronomes que não se referem a nós se firmam no relativo, o mais sensato é se "segurar" no EU. este não nos faltará...
a palavra de ordem é: CONJUGUE. a maioria dos pronomes sempre vêm acompanhadas de verbo, conjugue-os correntamente no seu tempo e pessoa. assim, o melhor é ficar pelo EU QUERO. EU POSSO. EU FAÇO. EU CONQUISTO. porque jogar para as outras pessoas pronominais o rumo verbal do curso de nossas vidas é se expor à expectativa e potencializar a frustração.
V.L.
FOTO: Vinícius Lírio por Vinícius Lírio. a side from my face.

4 comentários:

Flávia disse...

Excelente!
Boa noite!
:)

Douglas disse...

É uma boa sugestão, mas em determindas circustâncias, segurar-se no "eu" é uma questão de "sobrevivênvia"...


Abração!!!

Flávia disse...

HUm...kd o post?hehehehhe
Excelente semana!Bju T+

Cristiano Contreiras disse...

Conjugue a ti mesmo!